Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi participa da Semana Estadual contra às Drogas
As ações se estendem até 30 de junho. A secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também é parceira do evento
Está sendo realizada, na Praça da Bandeira, centro de Teresina, a Semana Estadual de Atenção e Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, que reúne ações de combate ao uso de entorpecentes em todo o Estado do Piauí. Ao longo da semana, serão mais de 60 eventos, em várias cidades, coordenados pela Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas. As ações se estendem até 30 de junho. A secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também é parceira do evento e leva para a Praça diversos serviços, como de combate ao Tabagismo, além de profissionais do Hospital do Mocambinho (referencia em tratamento de dependentes químicos).
Em 2012, o tema da Semana Estadual de Prevenção às Drogas é “Um Novo Olhar”. As iniciativas, em cada cidade, estão sendo realizadas em parceria com as secretarias municipais de saúde, Programa Saúde da Familia, além de conselhos municipais de políticas sobre drogas e entidades da sociedade civil.
Para a coordenadora estadual de Enfrentamento as Drogas, Zita Villar, a semana é estratégica porque representa um marco na discussão de temas importantes. “Este é um momento impar do nosso estado, já que governo, ONGs, entidades, estudantes e a sociedade em geral estão unidas para discutir os projetos de prevenção e ao mesmo tempo de mãos dadas colocá-los em prática. A cada ano temos um progresso, pois esta luta se vence com paciência e união por isso acredito que o Estado está no rumo certo para diminuir esta praga das drogas”, analisa a coordenadora.
Durante a abertura do evento, o diretor do Hospital do Mocambinho, José Maria, recebeu das mão do fundador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, o Diploma de Unidade Referência em Tratamento de dependentes químicos do Serviço de Apoio e Combate às Drogas, do Ministério da Saúde. Na oportunidade, José Maria agradeceu o empenho do governo do Estado em levar serviços de qualidade para os pacientes dependentes de álcool e outras drogas.
“É um reconhecimento importante, pois demonstra o quanto estamos progredindo no tratamentos dessas pessoas. A Semana é também uma ferramenta de reforço às ações de prevenção desenvolvidas em todo o Estado”, completou o diretor.
Até o próximo sábado (30), serão realizados palestras, show culturais e caminhadas em Teresina e municípos como Água Branca, Pedro II e Miguel Alves. Em Teresina o evento será finalizado com uma caminhada promovida pela ONG O Amor é a Resposta, nos bairros Murilo Resendo e Vila Ferroviária. A concentração para a caminhada será às 16h na Avenida principal do Murilo Resende, Zona Sudeste e seguirá pelas ruas dos dois bairros, encerrando com Show de Talentos comunitários.
Parcerias do evento
A Semana Estadual de Atenção e Prevenção às Drogas acontece das 08:00 as 16:oo hs, na Praça da Bandeira e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, como Seduc (Secretaria de estado da Educação e Cultura), Fundac, (Fundação de Atenção a Cultura), Agespisa (Agencia de Águas e Esgotos do Piauí), Facid, Fundação da Paz, Igreja da Vila Operária, ONGs dentre outras. O projeto tem como objetivo a mobilização e sensibilização de todos os atores sociais em ações voltadas para a prevenção do uso abusivo de drogas e para a promoção de saúde e qualidade de vida dos piauienses.
Por Adriano Magnno