Secretário Ernani Maia, durante apresentação das metas da Sesapi
Em sua primeira reunião de apresentação do andamento de metas estaduais, o novo secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, mostrou os avanços e o prosseguimento em diversas ações da área da saúde pública no Piauí. A reunião mensal de gestão da Dimensão Social II, coordenada pelo governador Wilson Martins, aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), no Palácio de Karnak. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mostrou suas 11 metas e suas respectivas ações: as já concluídas e as que estão em andamento.
Entre as metas, as ações de vigilância em saúde: sanitária, epidemiológica, bem como assistência e atenção integral à saúde, com modernização da gestão, investimentos em infraestrutura e expansão dos serviços básicos e avançados de saúde pelas cidades interioranas do Piauí. “Desde a gestão passada temos registrado significativos avanços, em especial, com a modernização dos serviços e a interiorização das ações. Prova disso são os bons resultados apresentados, por exemplo, pelos Hospitais Regionais e os Estaduais de referência”, ressaltou Ernani Maia.
Foram adquiridos cinco novos mamógrafos digitais, que serão distribuídos pelas regiões piauienses, atendendo milhares de mulheres com exames de mamografia digital e eficaz. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Picos foi inaugurado recentemente; o de Uruçuí já teve projeto encaminhado ao Ministério da Saúde, para posterior aprovação e autorização dos serviços, ainda para este ano.
Uma intensa ação de implantação da Rede Cegonha em todo o Piauí está sendo assegurada pela Sesapi, com diagnósticos, adesão e formalização nos municípios. Com a ação, proposta em meta, a já esperada redução da mortalidade materna e infantil, como em Vila Nova do Piauí, onde a mortalidade infantil é zero, segundo registros da saúde local, desde o ano passado. Novos 22 cidades com Hospitais Municipalizados serão adequados com a estrutura de Centro de Parto, pelos critérios estabelecidos pela Rede Cegonha.
Ainda como uma importante ação da Sesapi, a implantação da Política Estadual de Atenção à Saúde Mental, apresentada pelo secretário Ernani Maia, durante a reunião. “Também estamos trabalhando para implantar um novo co-financiamento estadual, a fim de garantir mais avanços na atenção primária, realizada pelos municípios”, disse.
Entre outras importantes ações concluídas, os municípios de Esperantina, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente – cujo Hospital, que é Regional, terá suas obras de reforma e adequação inauguradas no próximo mês de julho – agora contam com os serviços de ortopedia, garantindo uma assistência de qualidade, sem que o paciente, por vezes, vítima de acidente automobilístico, seja transferido para a capital.
Reforma da sede da Sesapi
A Polícia Federal do Piauí enviou ofício informando sobre a conclusão dos trabalhos periciais na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), incendiada no dia 24 de outubro do ano passado. Os resultados serão divulgados em breve. Segundo Marcos Gonçalves, responsável pelo setor de infraestrutura e engenharia da Sesapi, os trabalhos escoramento e estruturação estão sendo finalizados no começo do próximo mês.
“Após essa primeira e importante etapa, será iniciado o processo licitatório para o início das obras de reforma e reconstrução da sede”, disse.
Por Flávio Moura