A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da coordenação da Regional de Saúde de Bom Jesus, participou da 28ª edição do Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Durante quatro dias, profissionais de saúde, diretores e técnicos de várias cidades do Piauí formaram o grupo de relatores do evento. A coordenação de Bom Jesus vem mantendo uma constância em eventos de cunho estadual e nacional, sempre em parceria com a Sesapi.
Cerca de quatro mil pessoas, de todo o Brasil, participaram do evento, que foi realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, situado no bairro de Jaraguá e, paralelamente, no Hotel Meridiano, no bairro da Pajuçara, no Distrito Federal.
O Congresso é considerado um dos maiores e mais importantes para a consolidação de políticas públicas de saúde no país. Segundo a coordenadora da Regional de Bom Jesus, Roberta Silvestre, que esteve no encontro, a Oficina PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) foi uma das temáticas mais interessantes para os participantes do Piauí.
“Foram muitas experiências discutidas. Nessa oficina trabalhamos com o objetivo de integrar os atores envolvidos no Programa e discutir o papel da supervisão dos profissionais da medicina, enfermagem e odontologia”, destacou a coordenadora.
A reunião contou com a presença de vários representantes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos demais municípios brasileiros. Roberta Silvestre afirma que após a reunião, o momento agora é de aplicação no Sul do Piauí o trabalho em conjunto. “É fundamental a participação de todos, que podem apresentar soluções aos desafios impostos na saúde pública de suas cidades”, afirma.
A coordenadora garante que os assuntos abordados sobre o Provab já serão implantados nesta semana dentro da Regional, principalmente, na área da Ortopedia, que, recentemente, ganhou novos equipamentos para um tratamento de qualidade aos pacientes da região do extremo sul do Estado.
Por Adrianno Magno