Floriano recebe I Fórum Regional da Rede Cegonha O evento acontecerá de 08h às 13h no Hotel Rio Parnaíba, em Floriano

A estruturação da Rede Cegonha no Piauí será tema, nesta sexta-feira (29), do I Fórum Regional da Rede Cegonha. O evento, promovido pela secretaria de estado da Saúde (Sesapi), acontecerá de 08h às 13h no Hotel  Rio Parnaíba, em Floriano.

O fórum terá uma vasta programação e entre os assuntos a serem discutidos estão os pressupostos e diretrizes da Rede Cegonha, além de seu processo de implantação no Território Vale dos Rios Piauí e Itaueiras e apresentação do plano de ação regional.

O encontro reunirá representantes dos municípios da Região e servirá para nortear também as secretarias municipais de saúde sobre as estratégias para a diminuição da mortalidade infantil. Segundo a coordenadora do Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha, Cristiane Moura Fé, o fórum será um ponta pé inicial para a melhora do atendimento as crianças e mães gestantes daquela região.

"É preciso somar esforços e juntar recursos para que as ações estratégicas voltadas à saúde da mulher sejam, de fato, efetivadas e tenham resultado", afirma.

Conforme a coordenadora, somente desta maneira é possível ter uma visão ampla sobre as diversas necessidades de atendimento. "Temos que realizar ações que atuem de maneira ampla na vida dos cidadãos, não apenas de forma isolada e a Sesapi pretende multiplicar essa iniciativa em todo o Estado”, afirma.

Em 2012 elaboraram seus planos regionais o Território do  Vale dos Rios Piauí e Itaueiras;  Entre Rios  e Planície Litorânea. A SESAPI já encaminhou esses planos para o Ministério da Saúde para análise e liberação de recursos. As demais regiões farão as fases de adesão e diagnóstico e desenho da Rede Cegonha até o final de 2012.

A Rede Cegonha (RC) foi instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde- SUS, por meio da portaria 1.459, de 24 de junho de 2011.Dentre seus objetivos estão a  implantação de um novo modelo de atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses e o da  redução da mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.

Veja a programação

8:30- Acolhimento dos participantes

9:00- Abertura
        - Secretário de Saúde do Estado do Piauí- Drº Ernani Maia
        - Coordenador Regional da CIR- Drº Paulo Henrique de Sousa Rocha.

9:20- Pressupostos e diretrizes da Rede Cegonha
         - Drª Soraya Maria de Albuquerque Pessoa

9:40- Processo de implantação da Rede Cegonha no Território  e Apresentação do Plano de Ação Regional.
          Drª Maria Gorete Pereira

10:10- Contextualização da Atenção Perinatal  da Região
        - Drª. Alzenir Moura Fé.

10:40-Proposta para implantação do Comitê Regional de Investigação de Morte Materna e Infantil
        – Drª. Telma Evangelista de Araújo.

11: 10- Proposta para implantação da Comissão Perinatal Regional
          - Drª  Cristiane  Moura Fé

11: 30- Formalização do Grupo Condutor Regional da Rede Cegonha

11: 40- Discussão – plenária

12:40- Encaminhamentos

13:00- Encerramento/almoço

Por Adriano Magno