Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi conclui inquérito sobre Esquistossomose em 7 cidades
Nesta quarta-feira (27) aconteceu em Teresina uma reunião de avaliação dos trabalhos no estado.
A Secretaria de Estado da Saúde concluiu, em sete municípios do Piauí, dos 12 selecionados, o Inquérito Nacional sobre Esquistossomose e Geo-helmintoses. O inquérito é uma orientação do Ministério da Saúde e deve ser realizado em todo o país, a partir dos comandos das secretarias de estado da Saúde e Educação. Nesta quarta-feira (27) aconteceu em Teresina uma reunião de avaliação dos trabalhos no estado.
Participaram da reunião o coordenador nacional do Inquérito Prof. Naftale Katz, da FIOCRUZ/MG, o coordenador da regional Nordeste II (MA,PI,PB,SE e BA) prof. Fernando Bezerra da UFC/CE e representantes do LACEN e Sesapi.
“Foi apresentado todo trabalho realizado e a realizar. Até o momento, dos 12 municípios selecionados para a realização do inquérito, sete foram concluídos e três estão em execução (Teresina, Batalha e São Félix do Piauí)”, disse Inácio Lima, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental.
Segundo o coordenador, a meta é realizar 6.002 exames de fezes na população escolar na faixa etária de 7 a 14 anos. “Já foram realizados 2.191 exames, correspondendo a 36,6% de cobertura. Os 9 municípios restantes estão com os trabalhos programados para os meses de agosto e setembro, quando devemos concluir o inquérito”, afirmou Inácio Lima.
O inquérito é demandado pelo Ministério da Saúde, sob a Coordenação da FIOCRUZ/MG e com abrangência em 542 municípios distribuídos nas 27 unidades da Federação. Do Piauí, 12 municípios foram selecionados para a pesquisa. Na área endêmica foram incluídas Pio IX e Picos. De áreas não endêmicas, estão as cidades de Teresina, Paulistana, Lagoinha do Piauí, São Miguel do Tapuio, Ilha Grande, Inhuma, Jerumenha, Piracuruca, São Feliz do Piauí, Miguel Alves, Altos, Wall Ferraz, Batalha, Bocaina, São João do Arraial, Luis Correia e Floriano.
O objetivo principal do inquérito é conhecer a prevalência da esquistossomose mansoni, ascaridíase, trichuríase e ancilostomíase no Brasil. O Piauí foi o primeiro estado brasileiro a dar início ao Inquérito Nacional sobre Esquistossomose e Geo-helmintoses.