Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Reunião da CIB discute Rede de Cuidados Continuados no PI
A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira 29, na Facime
O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia e o Superintendente de Atençao à Saúde, Pedro Lepoldino, participaram, na manhã desta sexta-feira (29), de assembleia da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Entre os assuntos discutidos, as emendas parlamentares para investimentos na área da Atenção Basica, Projeto da Casa de Acolhimento Infanto-juvenil em Teresina, Plano de capacitação em Vigilância Sanitária e o convênio entre a Secretaria e Estado da Saúde (Sesapi) e o Hospital Samaritano de São Paulo para a implantação da Rede de Cuidados Continuados Integrais para pacientes cronicos.
Participaram da reunião também, o supervisor de Urgência e Emergência do Estado, Telmo Mesquita e secretarios municipais de saúde.
Participando de sua primeira reunião, a 186º da CIB, o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, fez questão de destacar a importância do convênio firmado entre a Sesapi e o Hospital Samaritano. Para ele, o objetivo será desafogar os granes hospitais oferecendo tratamento humanizado de forma diferenciada.
“Queremos trazer a experiência utilizada na Espanha e Portugal que trata pacientes crônicos e aqueles em fase terminal de uma forma mais humanizada. No primeiro momento serão 20 leitos destinado para este público no Hospital Getúlio Vargas e, depois, iremos ampliar para os maiores hospitais do Estado”, explicou.
Na oportunidade, a diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, aproveitou para apresentar o Plano de Capacitação em Vigilância Sanitária, que será realizado ainda este ano. A finalidade do curso é capacitar cerca de 400 profissionais da área da Saúde. “Nossa intenção é melhorar a qualidade dos nossos profissionais e estamos com o cronograma todo pronto para iniciar o Curso. O projeto está disponível na Vigilancia Sanitária para os interessados”, disse.
As cidades de Valença, Água Branca, Rio Grande do Piauí, Barras, Esperantina, Parnaíba, São Gonçalo do Piauí e Bom Jesus do Gurgueia foram algumas das cidades destacadas durante a reunião para investimentos futuros.
Por Adriano Magno