Secretário Ernani Maia fala da importância da boa articulação para a implantação da Rede Cegonha
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Superintendência de Atenção à Saúde e do grupo condutor de implantação da Rede Cegonha no Piauí, realizou na manhã desta sexta-feira (29), em Floriano, o I Fórum Regional sobre a Rede Cegonha, reunindo secretários, profissionais de saúde e demais representantes dos municípios que compõem o território Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O evento aconteceu no auditório do Hotel Rio Parnaíba e foi aberto pelo secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia.
O Fórum tem o objetivo principal de orientar os profissionais e gestores sobre o passo-a-passo para instalar a Rede Cegonha, uma das principais linhas de trabalho propostas pelo Ministério da Saúde para os avanços na atenção e assistência à saúde pública. Neste ano, elaboraram seus planos regionais para implantar a Rede os seguintes territórios de desenvolvimento: Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Entre Rios e Planície Litorânea. A Sesapi, por sua vez, já encaminhou esses trabalhos para o Ministério da Saúde, que analisa e, após novos direcionamentos, dá início à liberação de recursos. As demais regiões farão as fases de adesão e diagnóstico e desenho da Rede Cegonha até o final de 2012, elaborando o seu plano, assim como as três regiões citadas.
"Estamos vivendo um momento muito oportuno para garantir melhorias significativas em nossa saúde. Os recursos estão assegurados, mas, precisamos do empenho e dedicação de todos, em especial, dos municípios, para que se organizem conjuntamente, por território, região, a fim de elaborarem seu plano e garantirem, junto ao Ministério, a liberação desses recursos", ressaltou o secretário Ernani Maia.
Durante o Fórum, as representantes da Sesapi expuseram as diretrizes para implantação da Rede e os benefícios que essa nova forma de acolhida à mãe e ao bebê vai garantir. A Rede Cegonha foi instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da portaria 1.459, de 24 de junho de 2011. Dentre seus objetivos estão a implantação de um novo modelo de atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos 24 meses, e o da redução da mortalidade materna e infantil, com ênfase no componente neonatal.
"Essa região de Floriano já vem se articulando desde 2009, antes mesmo da criação do sistema de Redes de Atenção à Saúde (Cegonha, Urgência e Emergência, Oncológica e Psicossocial). A rápida acolhida dos gestores e o bom desempenho na realização dos procedimentos necessários para a implantação da Rede foram cruciais para que esse Território se tornasse o pioneiro, no que diz respeito à chegada da Rede Cegonha. Floriano, por exemplo, terá um novo Centro de Parto, novos leitos neonatal, UTI, UCI e outros investimentos para a melhoria da saúde da gestante e do bebê", explicou Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção à Saúde.
Ao final do Fórum, os municípios que compõem o território Vale dos Rios Piauí e Itaueira ficaram responsáveis pela criação de um comitê gestor e de um grupo condutor para a realização dos trabalhos de início da Rede Cegonha naquela região.
Até 2014, o Ministério da Saúde investirá R$ 9,4 bilhões em todo o país, na atenção à mulher e à criança, através da Rede Cegonha.
Por Flávio Moura