Maternidade Dona Evangelina Rosa completa 36 anos A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) completa no dia 15 de julho

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) completa, no dia 15 de julho,  36 anos de atendimento à população piauiense. A maternidade  faz parte da história de mais de 40.000 pessoas que nasceram na instituição. É a maior maternidade pública do Piauí, referência em alta complexidade em todo o país. 

O momento é de comemoração pelos bons índices obtidos nos últimos anos. Entre eles, a redução da mortalidade materna, que caiu 24%  entre 2011 e 2010- O índice é superior ao nacional, que foi de 21% de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2012, a tendência também é de queda nestes indicadores. 
 
Além da redução dos índices de mortalidade materna, a Maternidade Dona Evangelina Rosa apresenta bons índices em satisfação de atendimento. O resultado de um levantamento realizado em 2011, que mostra os indicadores de assistência da instituição, como satisfação em relação ao atendimento médico, de enfermagem, serviços gerais e, ainda, acerca das informações prestadas sobre o registro de nascimento. 
 
De acordo com os dados, durante os meses de avaliação, o índice de aprovação dos médicos da maternidade esteve sempre acima de 85% , atingindo índice máximo de 96%  em dezembro. Também houve aprovação relacionada aos demais profissionais, todos com índices significativos. 
 
O diretor da maternidade, Francisco Martins, explica que o levantamento é importante para detectar  problemas e assim solucioná-los. “Tendo em mãos a avaliação das usuárias sobre os serviços prestados pela maternidade foi possível visualizar melhor onde havia insatisfação e traçar estratégias de melhorias”. 
 
A Maternidade Dona Evangelina Rosa vive um momento de implantação da Rede Cegonha, que visa humanizar e reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, com foco no Pré-Natal, e de ampliação do programa “Mãe Canguru”, que tem contribuído significativamente para a recuperação de bebês prematuros. 
 
O Banco de Leite da MDER é um dos mais atuantes do Brasil- prova disso é que a instituição possui o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef em reconhecimento às boas práticas de incentivo ao aleitamento materno.
 
Por Carol Durães