Sesapi pede a EBSERH que agilize contratação de pessoal para o HU A visita às instalações aconteceram nesta segunda

O Secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, participou na manhã desta segunda-feira (16) de um café da manhã no Hospital Universitário (HU) onde foi apresentada à imprensa, gestores de saúde e políticos, a estrutura da unidade de saúde, que tem inauguração prevista para setembro.

O HU será administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), instituição que será responsável pera regularização da contratação de pessoal dos hospitais universitários em todo o país.  O hospital, que possui 201 leitos de enfermaria e 29 de UTIs, será totalmente integrado ao SUS através da Central de Regulação do município de Teresina.
 
“As questões técnicas estão todas resolvidas, a parte final é a contratação do pessoal. Feito isso, o HU entra imediatamente na rede de assistência do estado do Piauí”, disse o secretário.
 
De acordo com Ernani Maia, a Sesapi sabe da importância do hospital para o estado e, por isso mesmo, enviou ofício em regime de urgência na semana passada para o presidente da EBSERH. 
 
“Nós pedimos que se avance na seleção de pessoal para o HU. Esse hospital é muito importante para compor a rede do SUS em todo o estado, principalmente no atendimento de alta e media complexidade. Estamos de mãos dadas com o reitor para que o HU seja aberto o quanto antes”, afirmou.
 
Para o reitor da UFPI, Luiz Junior, o HU vai ser um hospital que vai somar, trazendo qualidade de ponta e de primeira linha na medicina. “O hospital está totalmente equipado, com muitos aparelhos, inclusive importados, garantindo a alta qualidade. Nós vamos fazer aqui a alta complexidade praticada em grandes centros. É um hospital escola, voltado para a assistência e 100% SUS”, afirmou.
 
O HU possui dez salas cirúrgicas, 19 salas para exames especializados, 53 consultórios, hemodinâmica, dentre outros serviços.