A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) definiu esta semana um plano de ação com pontos prioritários para reforçar o atendimento de urgência no litoral piauiense, durante as férias de julho. As ações foram divididas em duas etapas: a primeira ocorre de 19 a 22 de julho e a segunda de 26 a 29 em Luis Correia.

Nesta época do ano a população de Luis Correia, que é de 28.304 habitantes, mais que dobra, atingindo uma população flutuante de cerca de 80.000 pessoas no período de férias. 
 
“Por conta disso, os riscos de acidentes são constantes, sem falar nos descuidos que podem causar afogamentos, embriaguês, queimaduras, insolação, entre outros problemas, já que o público alvo principal é caracterizado por crianças e adolescentes”, explica o diretor de Unidade hospitalar, Telmo Mesquita.
 
Segundo ele, será enviada para Luis Correia uma equipe técnica de profissionais composta por 3 médicos, 3 enfermeiros, e 3 Técnicos em Enfermagem, além de um supervisor da Sesapi para coordenar as equipes.
 
Serão utilizadas ainda três ambulâncias com motoristas, socorristas, sendo uma ambulância de Suporte Básico e duas ambulâncias de Suporte Avançado equipadas para atender às urgências contendo desfibrilador, medicamentos e material médico hospitalar.
 
“Nosso objetivo e facilitar o atendimento as urgências e emergências no período das férias, atender a demanda de pacientes gerada pelo período e viabilizar o transporte de pacientes ao serviço hospitalar local de forma ágil e eficiente”, afirma o diretor.
 
Além dos serviços de urgências, uma série de acompanhamentos preventivos serão ofertados nas praias.
 
Por Adriano Magno