Cerca de 100 alunos de cursos de graduação da área da saúde e áreas afins, dos municípios de Teresina, Piripiri, Beneditinos e Picos, que são contemplados pelo projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil), participarão de uma roda de conversa com o tema “Rede de Saúde do Piauí”. O encontro vai acontecer durante toda manhã desta quinta-feira (19), no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI).
Participam do evento o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Telmo Mesquita, o coordenador da IV Regional de Saúde, Vinícius Alexandre, a secretária municipal de saúde de Beneditinos, Leopoldina Cipriano, dentre outros profissionais de saúde.
De acordo com Vinícius Oliveira, coordenador da IV Regional de Saúde, é um momento de socialização. “A roda de conversa vai ser realizada de forma aberta, em que todos os membros colocarão sua opinião. É um lugar para discutir as necessidades, compartilhando de ideias e sugestões. Iniciativa que aumenta os espaços de contato e provoca o crescimento contínuo”, ressalta.
O VER-SUS/Brasil é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no Sistema Único de Saúde.
No Piauí o programa é coordenado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública - NESP/UFPI com projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, cuja condução está sendo implementada por uma equipe composta por professores, pesquisadores, profissionais de várias instituições e egressos de vivências anteriores.
Por Michele Furtado