Os municípios que já estão com senhas ativadas no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) e aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) já podem atualizar todas as informações no novo modelo de monitoramento do Ministério da Saúde.

O novo modelo de senha e cadastro de informações sobre o PSE está sendo repassado a todas as cidades do Piauí através de nota técnica e e-mail, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), de modo a possibilitar a inserção de informações das ações executadas pelo município, nos componentes I, II e III do Programa Saúde na Escola, no ano de 2012, na aba da semana saúde na escola.
 
De acordo com a coordenadora estadual do PSE, Márcia Alcioneide, o novo modelo de monitoramento visa dar mais agilidade e eficácia no desenvolvimento das ações do PSE. “Esse programa é importante para os municípios, pois tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção, diagnóstico e recuperação da saúde, e formação à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico”, destacou a coordenadora.
 
Ainda de acordo com a coordenadora, o monitoramento é feito pelo Ministério da Saúde, por meio da Sesapi, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizado pelas equipes de saúde da atenção básica e educação de forma integrada.
 
As ações serão divididas em três etapas. O módulo de monitoramento está dividido em componentes, conforme o Termo de Compromisso: Componente I – Avaliação Clínica e Psicossocial, Componente II – Promoção e Prevenção à Saúde e Componente III – Educação Permanente.
 
Como atualizar o cadastro e senha

Para se cadastrar ao novo sistema, os gestores municipais precisam acessar a página do simec na internet, solicitar o cadastro e ligar para o MEC, para que suas senhas sejam liberadas, pois será através delas que as senhas dos demais perfis serão liberadas.
 
Definidas as pessoas e suas atribuições, todas as equipes de saúde informadas no termo de compromisso deverão acessar o site: http://simec.mec.gov.br, no lado direito inserir CPF  e solicitar cadastro com o perfil saúde.
 
As equipes da saúde e da educação também deverão preencher a aba da “Semana Saúde na Escola” que também deverá ser validado pelos diretores. As informações registradas só serão contabilizadas para o alcance das metas pactuadas pelos municípios após a validação pelos diretores.
 
A Sesapi também informa que está disponível no site www.dab.saude.gov.br, no link PSE/Destaques, os instrutivos com o “passo a passo” para todos os perfis. Quaisquer esclarecimentos a Sesapi estará à disposição nos telefones (86) 3216-3623 / 3619 ou através do email psepiaui@hotmail.com.

 
Por Adrianno Magno