Conselho de Saúde do Piauí elege novos membros Durante a primeira reunião deve ser aclamado o novo presidente do conselho

O Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES/PI) elegeu, nesta quarta-feira (01), seus novos membros. O pleito, que acontece a cada dois anos, ocorreu em tranquilidade na sede do CES, na Faculdade de Ciências Médicas do Piauí (FACIME). A lei federal 8.142.90 determina que 50% do conselho deve ser formado por usuários do serviço de saúde, já o restante é formado por trabalhadores da saúde e gestores, além de prestadores de serviço privados e filantrópicos, cada qual com 25% de participação para cada segmento.

“Os usuários de saúde são de várias entidades como associações de moradores, sindicatos, portadores de patologias, dentre outras. Já os trabalhadores são formados, dentre eles, por médicos, enfermeiros e assistentes sociais. No grupo de prestadores de serviços públicos e privados estão inclusos a UFPI, o COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), Sesapi e o SINDHOSP, representando a classe privada”, explica Marbri Wenceslau, integrante do CES.

Marbri conta que o pleito acontece por segmento: usuário vota em usuário, trabalhador em trabalhador e gestor em gestor. “O resultado da eleição é levado para o governador do estado, que fará um decreto nomeando os novos integrantes para mandato por dois anos”, afirma.

Ainda de acordo com o CES, com os novos membros empossados, durante a primeira reunião deve ser aclamado o novo presidente do conselho. “Os novos membros vão discutir, fiscalizar e deliberar sobre a política de saúde do estado do Piauí”, destaca Marbri.

Ruimar Batista é um conselheiro representante dos usuários do movimento de segmentação das pessoas atingidas pela Hanseníase. Segundo ele, os conselheiros são instrumento importantes para a implementação das políticas da saúde. “Bem como controlar e fiscalizar  essas políticas, tão importantes para a população”, finaliza.

Por Joaquim Eduardo