Sesapi conhece experiência do ES na regulação de leitos A comitiva acompanhou uma palestra com a presença do secretário de Estado da Saúde do ES, José Tadeu Marino

Uma comitiva formada por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e da Capital, Teresina, esteve no Espírito Santo na semana passada para conhecer a experiência local no processo de regulação de leitos. A indicação da visita foi feita pelo próprio Ministério da Saúde (MS) com base na boa atuação capixaba nessa área. Além de palestras, a programação incluiu idas à Central de Regulação e hospitais do Estado para acompanhar de perto todo o processo.

Segundo a diretora de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria de Saúde do Piauí, Patrícia Santos Batista, o objetivo da visita é promover uma troca de experiências. “Queremos instalar nossa Central de Regulação de Leitos neste semestre, por isso estamos conhecendo a experiência do Espírito Santo. A ideia é ter contato com todo o processo de trabalho. É importante saber quais são os maiores desafios e como são superados”, explica.

A comitiva acompanhou uma palestra com a presença do secretário de Estado da Saúde do ES, José Tadeu Marino, do subsecretário da Saúde, Geraldo Queiroz, da coordenadora da Central de Vagas, Daniela Mill, além de demais técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na ocasião, puderam acompanhar todo o histórico da implantação da Central e seu desenvolvimento.

A programação continuou com visita da comitiva ao Hospital Estadual Central, no Centro de Vitória, para conhecer as práticas e procedimentos da Central de Regulação. Guiados pelos diretores da Unidade, Rubens Felix e Andrea Saliba, os representantes puderam conhecer os quartos, leitos e os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Patrícia Santos Batista classificou a visita como muito positiva. “A ideia é conhecer a experiência do Espírito Santo na regulação de leitos para avaliar a implantação na saúde do Piauí. Achamos muito interessante devido à otimização de custos e serviços”, afirmou.

A comitiva seguiu ainda em direção à Central de Regulação de Vagas, no CRE Metropolitano, em Cariacica. Antes de voltar para o Piauí, a comitiva conheceu ainda o Programa de Internação Domiciliar (PID), outra área de interesse dos técnicos do Piauí, realizado pelo Hospital Estadual Dório Silva.

Por SES-ES