A redução da morbidade e da mortalidade por doenças imunopreviníveis será possível somente se os índices de cobertura forem altos e homogêneos. Para isso, é de suma importância que as equipes de saúde e, mais especificamente, as equipes de vacinação, trabalhem com base em conhecimentos e práticas que tornem a sua ação a mais eficaz e eficiente possível.

Essa é a orientação dos profissionais de saúde que realizam a capacitação em salas de vacinas. Em Corrente, para atender de forma satisfatória a população daquela região, que corresponde à 14ª Regional de Saúde, as capacitações em salas de vacinas vêm sendo realizadas constantemente pelos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi). No último fim de semana, a cidade de Corrente, que faz parte do Território das Mangabeiras, recebeu o curso que beneficiou 140 profissionais entre enfermeiros e técnicos em enfermagem. 
 
O curso foi realizado com uma carga horária de 40 horas, sendo ofertadas quatro turmas com 20 participantes cada, totalizando 80 enfermeiros capacitados em imunização desse Território. Já o curso para técnicos em enfermagem foi realizado com uma carga horária de 80 horas, sendo ofertadas duas turmas com 30 participantes cada, totalizando 60 técnicos, que atuam também em salas de vacinas nesse curso.
 
“Os cursos ocorreram aqui mesmo na sede da Coordenação Regional de Saúde, no auditório da 14ª CRS, em Corrente. Através de aulas teóricas e práticas esses profissionais puderam ter um melhor preparo no cotidiano de vacinas, seja para aplicar no dia-a-dia  e, principalmente, em grandes campanhas do Ministério da Saúde”, destacou Glícia Teixeira, pscóloga responsável pela avaliação do curso.

 
Por Adrianno Magno