"Mamaço" reune 100 mães na Ponte Estaiada  O mamaço aconteceu na Ponte Estaiada

Mais de 100 mães realizaram um “mamaço” na tarde de ontem, 7, na ponte Estaiada para chamar a atenção sobre a importância do aleitamento materno e quebrar os tabus da amamentação em público. O Ato encerrou a Semana Mundial de Amamentação, comemorada em 120 países.

A madrinha da campanha “2 X mãe”, Lili Araújo, participou do ato e prstou um depoimento às mães presentes. “Eu tive dificuldades para amamentar, mas para mim foi questão de honra alimentar meu filho com o leite materno. Esse é o melhor momento de carinho que pode existir entre mãe e filho”. Mãe do pequeno Gabriel, de quatro meses, Márcia Teixeira apoiou o evento por considerar a amamentação fundamental para a saúde do seu bebê. Ela garante que vai amamentar pelo menos até um ano.

“Participar desse evento é uma forma de incentivar as outras mães a amamentar seus bebês”, diz. O evento foi promovido pelo Comitê Estadual de Aleitamento Materno com apoio do Banco De Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa . “Nossa proposta foi chamar a atenção da sociedade deste ato tão importante que é a amamentação”, destacou Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite.

De acordo com o Ministério da Saúde,  a prevalência média de amamentação exclusiva em Teresina é de 61,8 dias. A média nacional é de 54 dias. “Em Teresina temos um índice maior que o nacional, mas nós queremos aumentar esse índice”, destacou a nutricionista do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Carmem Ramos. O evento fechou com atração musical, show de humor e depoimentos de mães sobre o prazer da amamentação.

Por Carol Durães