Esperantina terá serviços de ortopedia ainda este mês Secretário Ernani Maia, durante reunião de apresentação das metas

O município de Esperantina, Norte do Estado, é a próxima cidade piauiense a dispor de serviços de ortopedia em saúde pública. A novidade foi compartilhada na manhã desta segunda-feira (13), pelo secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, na reunião de apresentação do andamento das metas dos órgãos que compõem a dimensão social II, no Palácio de Karnak. O encontro é coordenado pelo governador Wilson Martins, que recebe os relatórios, dá novos encaminhamentos e reforça cobranças. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou o andamento de dez metas, com suas respectivas ações. Boa parte delas está concluída ou em andamento normal, dentro das expectativas e prazos, como a atenção à saúde do trabalhador. Recentemente, a cidade de Picos teve o seu Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) inaugurado; agora, aguardando o parecer do Ministério da Saúde, será a vez da cidade de Uruçuí. “Já encaminhamos toda a documentação ao Ministério. Estamos aguardando a liberação para dar continuidade a mais essa ação pela saúde pública”, disse Ernani.
 
Outras ações estão tendo boa continuidade: os municípios estão sendo convocados a formalizarem adesão à Rede Cegonha, que garantirá melhor atenção à saúde da mulher e do bebê. Ainda em relação às cidades, a Sesapi também está organizando a implantação do co-financiamento estadual para a atenção básica, bem como monitorando e avaliando toda a rede hospitalar pública, privada e conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
No que diz respeito à infraestrutura, o interior continua tendo ações importantes e prioritárias, no sentido de fortalecer a saúde nos diversos municípios. Os hospitais de Uruçuí, Buriti dos Lopes e Canto do Buriti estão com obras de melhoria em andamento e que deverão ficar prontas até dezembro deste ano; Corrente, por sua vez, já está com um novo e reorganizado hospital, que ganhou uma profunda obra de reforma, readequação e ampliação e, agora, está finalizando os últimos detalhes no que diz respeito à estruturação com novos equipamentos. “Acredito que já na próxima semana o governador Wilson Martins poderá ir a Corrente e inaugurar o novo hospital, que já traz, entre tantas novidades, serviços de ortopedia, atendendo outros municípios da região”, explicou o secretário Ernani.
 

 
Outras ações estão em andamento, como a implantação do sistema informatizado de gestão hospitalar nos seguintes hospitais: Getúlio Vargas (HGV), Infantil Lucídio Portela (HILP), Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) e Justino Luz, em Picos. Ainda no HGV, que vive a sua melhor fase em termos de estrutura e serviços médicos e de saúde, a unidade de obesidade mórbida, que está pronta. “Ainda neste ano vamos operar a primeira pessoa com obesidade mórbida através do SUS”, ressaltou Ernani.

 
Por Flávio Moura