Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Campanha de Multivacinação começa dia 18
Em Teresina, o dia D ocorrerá apenas em 25 de agosto
Crianças menores de cinco anos de idade, que estão com o calendário de vacina atrasado, deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. No Piauí serão disponibilizadas as vacinas BCG, Febre Amarela, Hepatite B, Meningocócica Conjugada, Tetravalente, Rotavírus, Pneumocócica conjugada 10 valente, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral e as novas vacinas Pentavalente e Pólio inativada.
A Campanha Nacional de Multivacinação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto de 2012, sendo a data de 18 de agosto, o dia de divulgação e mobilização nacional. Em Teresina, o dia D ocorrerá apenas em 25 de agosto devido ao feriado de aniversário da capital.
“As crianças devem ser levadas aos postos de vacinação junto com a caderneta. Lá será examinado se está faltando alguma vacina ser tomada, caso isso aconteça, a imunização acontece na hora e a caderneta é atualizada”, explica Doralice Lopes, da coordenação de Imunização da Sesapi.
Mesmo se tiver perdido a caderneta de vacinação, é importante que os pais levem as crianças aos postos até dia 24 de agosto. "O foco é atualizar o esquema vacinal das crianças devido a introdução de novas vacinas e algumas mudanças no calendário de rotina. As crianças durante esta campanha, que ocorrerá sempre em agosto, não receberão doses de polio oral de forma indiscrimanda como nos anos anteriores. Só serão vacinadas crianças com esquema vacinal em atraso ou com agendamento coincidente com a campanha. E essa avaliação será realizada levando em consideração todas as vacinas do calendário básico de rotina das crianças. No período de campanha os profissionais de saúde estarão a disposição para verificar se a vacinação das crianças menores de 5 anos de idade está realmente em dia, e caso não esteja atualizá-la", explica a coordenadora.
Vitamina A
As crianças de seis meses a cinco anos deverão receber ainda a primeira dose do suplemento de Vitamina. A introdução da vacina é uma ação do Programa Brasil Carinhoso. A suplementação contribui para a redução de doenças infecciosas e mortalidade infantil.