Realizado pela Fundação Milton Campos (FMC), o Estado do Piauí sediará nove seminários de capacitação em quatro municípios, voltados para agentes multiplicadores. A Fundação está levando o seminário “Drogas Por quê? Uma questão de educação” para todo o país e visa capacitar novos agentes, na figura de diretores e coordenadores de escolas públicas, representantes dos serviços de saúde e assistência social e de entidades que trabalham com a questão das drogas.
O evento teve início no último dia 20, no Palácio da Música, em Teresina, com a realização de três seminários, contando com uma média de 300 participantes. Para a gerente de Atenção à Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Deusa Fernandes, a vinda de profissionais renomados nesta área pode acrescentar na forma de abordagem realizada pelos profissionais de saúde e também dos educadores.
Ainda por sua avaliação, antes de o cidadão tornar-se paciente é necessária uma prevenção em diversos setores da sociedade e, principalmente, dentro das escolas. “É dentro da escola que as coisas acontecem, é onde muitos jovens se deparam pela primeira vez com as drogas. Quando os educadores abraçam os projetos, eles acontecem e produzem frutos, por isso estamos atendendo melhor nosso público tanto em Teresina como no interior”, declarou.
No Piauí, os organizadores têm elogiado a participação massiva dos profissionais, sendo a grande maioria composta por educadores, que multiplicarão ações sobre o uso indevido das drogas em suas escolas. Em Teresina, além da Sesapi, diretores e técnicos de outros órgãos, como a Prefeitura Municipal de Teresina, por exemplo, também participaram das atividades coordenadas por Helena Albertani, mestre em Educação; Aurélio de Souza, psicólogo clínico, e Cecília Fallani, psicóloga.
Nesta quarta-feira (22) será a vez de Batalha sediar o evento, que acontecerá na Câmara Municipal, com expectativa de participação de 170 profissionais. O terceiro município a sediar o projeto será Porto, nesta quinta-feira (23), com a realização de dois seminários. O encerramento da etapa Piauí acontece em Picos no dia 29 deste mês, também com a realização de dois seminários.
Em todo o Estado, o projeto deverá formar 820 multiplicadores, que aplicarão os ensinamentos em escolas e junto à comunidade.
Por Adrianno Magno