Começou hoje (22) a I Jornada de Nutrição Clínica do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O o tema  é “Nutrição Baseada em Evidências”. A abertura foi realizada pelo diretor do HGV, Carlos Iglésias Brandão de Oliveira, que enfatizou a importância da capacitação de alunos para a melhoria do atendimento e ensino no Hospital.

A conferência de abertura foi proferida pelo médico reumatologista, José Tupinambá Sousa Vasconcelos, que abordou o Tema “Nutrição Baseada em Evidências”. Segundo ele,  os profissionais de medicina como de outras áreas afins, são profissionais da ciência e não da lógica”.  Com essa afirmação, ele mostrou que a informação é importante, mas a informação sistematizada e organizada baseada em provas científicas, busca explicita de maior evidência e troca de experiências entre outros profissionais e alunos.

Tupinambá explicou que a medicina baseada em evidência é o elo entre a ciência e boa prática clínica.  “Uma tomada de decisão em qualquer caso, o profissional deve está baseado em epidemiologia clinica, bioestatística e informática médica”.

O evento encerra nesta quinta-feira (23), e é organizado pelo Serviço de Nutrição e Dietética  (SND) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP). A coordenadora do Evento, Liduína Gonçalves falou da importância da Nutrição na condução de todos os casos que chegam ao hospital.

Por Fátima Oliveira