Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Regional de Piripiri faz oficina sobre Sala de Vacina
A oficina faz parte de uma ação de requalificação do Programa Estadual de Imunização (PNI)
Cerca de 40 enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, da 3ª Regional de Saúde (Piripiri), participarão nesta segunda-feira (27) de uma oficina sobre Sala de Vacina. O evento acontecerá no auditório daquela Regional e pretende discutir as formas de acondicionamento das vacinas e sua utilização.
A oficina faz parte de uma ação de requalificação do Programa Estadual de Imunização (PNI), da secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).
“Este trabalho já vem sendo realizado mensalmente em vários municípios pela Sesapi e as Oficinas pretendem evitar perda dos insumos e otimizar atendimento”, afirma Miriane Araújo, diretora da 3ª Regional
Ainda de acordo com Miriane, os profissionais de saúde do interior do Estado vem mostrando preocupação em realizar bons serviços na área de vacinação. “É preciso ter todo o cuidado para evitar perdas desnecessárias das doses. As vacinas devem estar bem acondicionadas, na temperatura ideal. Também é necessário aplicar da forma correta para evitar qualquer tipo de dor no paciente ou efeitos adversos”, explica a diretora.
As vacinas são compradas pelo Ministério da Saúde (MS), que repassa às secretarias estaduais. Essas são as responsáveis por fazer a divisão para os municípios. Os postos de saúde e unidades de Saúde da Família são a ponta final desse sistema, onde os brasileiros têm acesso direto às vacinas de que precisam.
Por Adriano Magno