As atividades do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) foram uma das experiências exitosas apresentadas em Fortaleza, no período de 19 a 23 de agosto, durante o XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e do II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS).
O evento acontece a cada dois anos no Brasil. Neste ano, no Ceará, contou com a presença de mais de 2.000 participantes, que vão desde profissionais que atuam no apoio ao aleitamento materno às mães que participam dos movimentos e redes sociais pró-aleitamento.
De acordo com a supervisora do Banco de Leite, Vanessa Paz, a equipe piauiense focou sua apresentação nas atividades positivas realizadas pelo órgão em Teresina e demais cidades do Piauí. “Destacamos nossas atividades de publicidade que ressaltaram a importância das mães colaborarem com as ações do Banco. Pois, além do atendimento que prestamos, costumamos envolver as gestantes em nossas ações, tornando-as multiplicadoras das informações sobre a importância do órgão”, disse.
Banco de Leite alerta para cuidados com amamentação correta
A amamentação é essencial para fortalecer o laço entre mãe e filho. Só que muitas mulheres desistem de amamentar quando aparecem rachaduras no bico do seio. O problema pode até mesmo provocar inflamação. Mas, se a mãe estiver amamentando de forma correta, nunca sentirá dor.
O bico do seio só fica dolorido e machucado quando a boca do bebê está mal encaixada no peito da mãe. Visando oferecer a cada dia um tratamento especializado, o Banco de Leite da MDER orienta as gestantes sobre a forma correta.
De acordo com Vanessa Paz, o hospital atende uma média de 40 a 50 mulheres por dia. Além de cuidados com a amamentação, as mães recebem informações sobre a importância de cuidar do corpo durante este período.
“Para evitar a rachadura durante a amamentação, basta observar se a criança está colocando toda a boca na aréola, o círculo que fica em volta da ponta do seio. Se o bebê estiver sugando apenas o bico, a mãe deve interromper a amamentação e começar novamente”, explica Vanessa.
Outra forma simples de evitar que o seio fique machucado é tomar sol nas mamas, conforme explica o coordenador de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.
Em todo o Brasil o Sistema Único de Saúde têm profissionais capacitados para oferecer, por meio do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, assistência à mulher que amamenta. Em Teresina, o contato do Banco de Leite para o Disque Doação é: 0800 280 2522.
Por Adrianno Magno