“A Incidência do Stress no Trabalho” foi o tema discutido durante a I Semana Científica do Serviço de Psicologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV). A palestra foi ministrada pela psicóloga e Diretora de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ana Maria Eulálio.

Segundo ela, o stress nem sempre é prejudicial, já que ele aumenta a capacidade do indivíduo de enfrentamento de determinadas situações. Ela explica que existe um grau inerente e o estado de stress está intimamente relacionado com a capacidade do indivíduo à circunstância atual.  “Um indivíduo mal adaptado à resposta pode ser patologicamente conduzido e provocar danos à sua saúde”, disse.
 
Ela ressalta que o stress profissional aparece quando há uma falha na adequação entre a pessoa e as exigências colocadas na organização na qual trabalha. “O nível de stress alto pode acarretar um conjunto de perturbações psíquicas e fisiológicas, que podem afetar o funcionamento do organismo”.
 
O evento foi encerrado no último final de semana com a participação da facilitadora Ismênia Reis, que apresentou as técnicas da Biodança e praticou com os participantes. “A Biodança trabalha os ritmos da vida, do corpo, da alma”, ressalta Ismênia Reis.

 
Por Fátima Oliveira