HPM amplia capacidade de atendimento com novos leitos Os recursos para a melhoria dos serviços são de 1,7 milhão de reais

O governador Wilson Martins, acompanhado do secretario de estado da Saúde, Ernani Maia, e demais autoridades, inauguravam na manhã desta terça-feira (04)  a reforma de novos ambientes do Hospital Dirceu Arcoverde, também conhecido por Hospital da Policia Militar (HPM).

Os recursos para a melhoria dos serviços são de 1,7 milhão de reais, oriundos do Tesouro Estadual. A reforma abrange todos os ambientes do Hospital, incluindo enfermarias, ambulatórios, posto de atendimento e áreas de circulação interna e externa. Mobiliários e equipamentos de informática também foram adquiridos.

“Conseguimos sair de uma média de 80 cirurgias para mais de 700 procedimentos cirúrgicos mensais. Estamos mostrando que a Policia Militar em parceria com a secretaria de Estado da Saúde pode oferecer um atendimento satisfatório e humanizado para nossa corporação e principalmente para a comunidade piauiense”, disse o Tenente-Coronel Jales Porfírio, diretor geral do HPM.

“Aqui o atendimento é rápido e sei que minha mãe terá a mesma atenção ou, até melhor de que um hospital particular. Pois mesmo eu morando do outro lado da cidade sei que vale a pena”. A afirmação é da empregada doméstica Vitorina Cruz, do bairro São Joaquim, Zona Norte de Teresina, ao chegar no Hospital da Polícia Militar (HPM) nesta terça-feira.

Após a reforma, a capacidade de internação do HPM subiu para 119 leitos. De acordo com a diretoria do Hospital, até o mês de julho a unidade de saúde realizou  um total de sete mil procedimentos médicos, entre cirurgias, exames, consultas, ambulatório, serviços de fisioterapia, dentre outros. A Reforma conta ainda com uma lavanderia moderna e área de resíduos sólidos, possibilitando melhor higienização do local.

“A ordem do governador Wilson é poder atender nesses grandes hospitais, seja no interior ou na capital, o maior número de pessoas possível. É por isso que a Sesapi vem investindo em maquinário, sem esquecer um fator importante, a fiscalização das obras, pois a entrega da mesma em um curto período conta muito”, frisou Ernani Maia.   

Para o Coronel Gerardo Rabelo, comandante geral da PM, as reformas e ampliações das instalações do Hospital Dirceu Arcoverde levam em consideração conceitos de humanização. “Sabemos o quanto esta obra vale para nossa corporação, mas sabemos ainda mais da importância dela para o Estado. Aqui, seja nas enfermarias  ou nos apartamentos, o conforto e as condições de instalação são as mesmas”, explica o comandante.

Com a entrega da obra será possível dar mais agilidade no processo médico-hospitalar de pessoas que recorrem ao local. Para o governador Wilson Martins, a estratégia de investir em resolutividade no interior vem possibilitando garantir mais qualidade nos hospitais da capital.

“Hoje o HPM é referência em atendimento na cidade e já atendeu pacientes de todos os municípios piauienses. Quando se entra aqui nem parece com um hospital público, é assim que queremos fazer nos demais hospitais, um modelo de gestão que funcione e possa oferecer serviços qualificados e humanizados para os piauienses”, disse.

Durante a solenidade de inauguração, a corporação da PM também recebeu uma caminhonete para servir o Centro de Assistência a Saúde da PM (CAIS).

Por Adriano Magnno