Sesapi reafirma compromisso na atenção à mulher vítima de violência Reunião entre Sesapi, Sasc e Ministério Público

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, reafirmou, na manhã desta terça-feira (04), o compromisso em garantir a melhor atenção e atendimento à mulher vítima de violência sexual, através do Serviço de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sexual (SAMVVIS). 

O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, recebeu representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC) e do Ministério Público para apresentar este compromisso, através de dados mostrados pela coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, Alzenir Moura Fé.
 
Entre os representantes, Sônia Terra, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da SASC, e o promotor de Justiça, Francisco de Jesus Lima, que cobraram da Sesapi informações mais detalhes sobre o atendimento à mulher vítima de violência sexual. "O que queremos é um trabalho mais satisfatório junto à mulher, um atendimento mais bem humanizado", disse o promotor. 
 
Segundo a Sesapi, desde 2004, quando foi implantada a Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher, as ações de atendimento à mulher foram intensificadas. O SAMVVIS foi implementado em sete cidades - Teresina, Bom Jesus, Parnaíba, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Corrente - e, até junho deste ano, já atendeu 2.367 mulheres, sendo 1.397 com idade entre 10 e 19 anos. Somente neste ano, até junho, já foram 336 atendimentos, quase a totalidade dos atendimentos de todo o ano passado: 341. 
 
"À medida em que são divulgadas as informações sobre esse serviço, os atendimentos estão aumentando. São estruturas dentro dos hospitais regionais e da Maternidade Dona Evangelina Rosa, com equipe multiprofissional e acolhimento humanizado, fazendo as profilaxias e todo o atendimento necessário e preconizado pelo Ministério da Saúde", reiterou Alzenir.
 
Ao final da apresentação, foi reafirmada a parceria entre as instituições para assegurar melhorias nesse atendimento.

 
Por Flávio Moura