Sesapi realiza oficina de capacitação para apoiadores institucionais Oficina para apoiadores institucionais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da gerência de Atenção Básica e da coordenação de Gestão, realiza nesta quarta-feira (05) uma oficina de capacitação para apoiadores institucionais que deverão atuar junto aos municípios piauienses, no sentido de assegurar melhores serviços na rede pública de saúde. Participam do evento alguns técnicos, dois representantes de cada Coordenação Regional de Saúde, além de representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 
A capacitação acontece no auditório da Escola Fazendária. A programação foi iniciada com uma explanação sobre conceitos e diretrizes da função de apoiador institucional, que foi proferida pelo coordenador da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, Gustavo Nunes. De uma maneira mais didática, os participantes ouviram experiências e as diretrizes do Ministério sobre a função do apoiador institucional.
 
“Apoiadores são pessoas com esse perfil de militância, com experiência nas áreas em que há necessidade de orientações. Na Rede Cegonha, por exemplo, pessoas que entendam das propostas e que compartilham das áreas afins, da mulher e da criança. Mas, dessa forma, em todas as demais áreas. E, hoje, viemos reafirmar os referenciais de apoio do Ministério e ouvir das pessoas que estão aqui sobre suas próprias referências, e tentar compor uma política e avançar nesse sentido”, disse Gustavo Nunes.
 
Ainda segundo o coordenador, a partir das políticas pactuadas nacionalmente pelos gestores do SUS, são trabalhadas as diretrizes para os apoiadores atuarem junto aos estados e municípios, para que atuem com mais propriedade e prioridade nos serviços essenciais, com papel regional e macro/micro regional, além de universalizar, através da atenção básica, que é transversal.
 

 
De acordo com Luciana Sena, coordenadora de Gestão da Atenção Básica da Sesapi, “é uma oportunidade de extrema importância, tendo em vista que é papel do Estado estar juntos aos municípios, apoiando e orientando em seus serviços de saúde”. Ainda segundo a coordenadora, será discutido e elaborado um plano de atuação desses novos apoiadores institucionais que atuarão no Piauí.
 
“No turno da tarde vamos discutir um plano de ação dos apoiadores institucionais do Estado, vendo as estratégias de atuação, a fim de potencializar esses serviços e dar prioridade às áreas mais importantes”, ressaltou Luciana.

 
Por Flávio Moura