Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Prosar continua investimentos no semi-árido piauiense
Os investimentos são graças a parceria com o banco Alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KFW)
Painéis com metas e compromissos, mapas de atuação e exibição de vídeos e relatórios de atividades realizadas em todo o semi-árido piauiense. Assim foi a apresentação das ações do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (Prosar) aos consultores e executivos do banco Alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KFW), responsável pelo convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Alemanha.
O relatório completo das atividades semestrais foi apresentado na manha desta quinta, 6 pela coordenadora do Prosar-Pi, Núbia Rocha, que explanou aos funcionários do banco KFW tudo o que o a Secretaria de Saúde conseguiu realizar. Entre os destaques a coordenadora apontou o grande volume de famílias já beneficiadas com abastecimento de água.
“Desde 2009 quando iniciamos o programa através deste convênio já conseguimos beneficiar uma média de 50 mil pessoas (quase 10 mil famílias), o trabalho é de extrema importância a essas pessoas e agora estamos prestando conta do dinheiro que foi doado pelo Banco Alemão para até 2014 darmos continuidade a este importante serviço”, disse a coordenadora.
Com o objetivo de garantir a melhoria dos hábitos de higiene e, conseqüentemente, da saúde de comunidades do semi-árido piauiense, o Prosar se responsabiliza pela construção de redes de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário e obras de infra-estrutura, levando assim mais qualidade de vida a milhares de famílias piauienses.
Desde os primeiros momentos da implantação no Piauí, o Prosar utiliza uma estratégia de desenvolvimento e mobilização comunitária, na qual a participação ativa dos grupos beneficiados é amplamente incentivada, além de ser elaborado todo um trabalho de educação sanitária e ambiental.
De acordo com o administrador do Prosar, Leonardo Martins, o convênio entre a Sesapi e o KFW beneficiou o estado com um montante de 5 milhões de Euros, para serem investidos até 2014. Ele explica que desse total, o Piauí já investiu R$ 400 mil em dezenas de municípios.
“Mais que garantir a sobrevivência dos membros dessas famílias do semi-árido, este convênio possibilita ainda uma melhoria na qualidade de vida deles. Já investimos ao todo 400 mil Reais em fornecimento de água potável e esgotamento sanitário em Oeiras, Valença e Isaias Coelho. Estamos em fase de finalização de obras como a garantia do funcionamento e manutenção do sistema de abastecimento de água, melhoria dos hábitos de higiene e de saúde preventiva das cidades de Santa Cruz dos Milagres e Tanque”, explica o administrador.
Os executivos alemães permanecem no Piauí até a tarde desta quinta-feira, quando participam de uma última reunião para analisar todo o relatório e confirmar a continuidade do convênio.
Por Adriano Magnno