Núcleo de Educação em Saúde do Hemopi busca fidelizar doadores O Hemopi está localizado na Rua 1º de maio

Neste exato momento, alguém precisa de sangue. É provável que você não saiba quem é, seu nome, onde mora. Para amenizar a vida de muitos, a doação de sangue tem que ser um ato continuo, que envolva toda a sociedade . O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Piaui- (Hemopi) vem trabalhando constantemente para manter os estoques de bolsas de sangue dentro dos padrões necessários da demanda dos pacientes piauienses.

Um dos serviços que o Hemopi vem investindo é o Núcleo de Educação em Saúde. Este setor tem o objetivo de realizar atividades de Educação e Informação visando à captação e fidelização de doadores voluntários e periódicos de sangue. Sua principal atividade é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação como um ato de cidadania e solidariedade.

De acordo com Bruna Eulálio, diretora do Hemopi, nos últimos anos a população piauiense vem correspondendo aos trabalhos e pedidos de doação. Atualmente, o Centro recebe uma média de 150 bolsas/dia, dando um total de 3.600 bolsas de sangue/mês.

“Ultimamente nossos estoques diários estão prontos para atender as demandas de todos os tipos de sangue. Claro, que existem períodos que precisamos intensificar as campanhas porque um certo tipo de sangue é mais procurado que outro e, por isso, investimos em palestras e captação nas escolas, órgãos públicos, faculdades e instituições parceiras como diversas empresas privadas não deixando assim nenhum tipo de sangue em falta”, afirma a diretora.

Hoje o Hemopi possui no Núcleo de Educação uma equipe composta de Psicólogo, Pedagogos e Assistentes Sociais, que interagem com doadores assistindo-os em suas necessidades e dúvidas, como também na mobilização para conscientização social para a captação de novos doadores. “O povo piauiense já sentiu a importância de doar e por isso centenas de doadores vem por livre e espontânea vontade”, diz a diretora.

Todas as bolsas de sangue que se encontram no Hemopi são contabilizadas através de um sistema de informática controlado pelo Setor de Distribuição. É deste local que os pacientes e a diretoria comparam o estoque diário (quantidade de bolsas que entram) e o estoque mínimo (quantidade mínima de bolsas necessárias), para assim saber quando precisam atualizar campanhas em busca de determinado tipo de sangue.

O Hemopi está localizado na Rua 1º de maio, 235/ Centro-sul - e qualquer dúvida pode ser esclarecida através dos telefoes:(86) 3221-4989/3221-8319/ e ainda o 0800 285-4989. O Horário de Funcionamento é de Segunda a Sábado das 7:00 às 18:00 horas.

Por Adriano Magno