A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), realizou na manhã desta quarta-feira (12) um encontro com os 36 auditores que atuam junto à saúde pública do Piauí. A reunião aconteceu no auditório da Escola Fazendária, sob a coordenação da diretora da responsável, Patrícia Batista.
Auditoria é uma ação de controle para verificar se a realização do atendimento ao cidadão está sendo executada em conformidade com os padrões regulamentares, avaliando eficiência, eficácia e efetividade da assistência prestada e da gestão do sistema de saúde.
No Piauí, são 36 auditores da Secretaria de Saúde, que, dentre outras atribuições, aferem a preservação dos padrões estabelecidos e procedem no levantamento de dados que permitam conhecer a qualidade, a quantidade, os custos e os gastos da atenção à saúde, tudo voltado para o aperfeiçoamento das ações de saúde e, consequentemente, para o aumento do nível de satisfação dos usuários.
“O trabalho da auditoria é de extrema relevância para os avanços na saúde pública. Os eventuais problemas na nossa saúde serão auditados por nós, auditores da própria Sesapi, capacitados e gabaritados para tal função. E como proposta de melhoria salarial, estamos almejando o enquadramento da nossa auditoria à auditoria governamental, que vai garantir melhores condições de trabalho”, disse Patrícia Batista.
Os 36 auditores são divididos em regiões de Saúde, sendo Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. São passíveis de auditoria as secretarias municipais de saúde, os estabelecimentos de saúde – públicos e privados, conveniados ao SUS – entre outros órgãos.
No encontro, foi reafirmado o compromisso de assegurar um contínuo trabalho na auditoria e a realização de outras reuniões para avaliação do trabalho na saúde pública do Estado.
Por Flávio Moura