O HRC agora conta com dois anestesistas - outros dois chegarão em outubro
O Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, de Corrente, Sul do Piauí, retorna com a totalidade de seus serviços nesta quinta-feira (20), após uma ampla obra de reforma e modernização de suas instalações. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), investiu R$ 1 milhão para garantir a obra. Para os gestores locais, servidores e população em geral, o sentimento, agora, é de novo vigor, novos ares na saúde pública de Corrente.
"Podemos afirmar, sem medo de errar, que o quesito transferência de pacientes para Teresina e demais cidades diminuirá cerca de 95%, após esta reforma e a implantação de novos serviços, como a ortopedia, por exemplo", disse Samara Sá, diretora geral do Hospital Regional de Corrente (HRC).
O HRC agora conta com dois anestesistas - outros dois chegarão em outubro, para completar a nova equipe. Ao todo, serão quatro anestesistas - cinco enfermeiros, 22 técnicos em enfermagem, 13 médicos plantonistas, quatro ortopedistas, um radiologista, duas fisioterapeutas, quatro técnicos em raio X e gesso, além de uma bem estruturada equipe administrativa, coordenada pela assistente social Samara Sá, escolhida diretora geral no início da atual gestão estadual, através de um inédito amplo processo seletivo de análise curricular.
O Hospital de Corrente conta com um moderno centro cirúrgico, com uma sala de parto, uma sala de recuperação e duas salas cirúrgicas, totalmente equipadas. No HRC são realizados procedimentos cirúrgicos eletivos, de urgência e de emergência. Além disso, com a reforma, também será oferecido à população um moderno serviço de radiologia, com exames de mamografia digital, inclusive.
Em números, o HRC também teve um salto significativo: antes da atual gestão, o Hospital registrava uma média de 2.500 atendimentos mensais. Hoje, esse número saltou para cerca de 5.800. "Após a inauguração desta reforma, a nossa expectativa é o crescimento: hoje, realizamos uma média de 40 cirurgias por mês. A nossa equipe médica nos garante que esse número vai mudar: serão cerca de 40 cirurgias por semana, após a aquisição de novos equipamentos", disse Samara.
Por mês, o HRC realiza cerca de 200 ultrassonografias, 600 raio X, 400 atendimentos fisioterápicos. "Nós também contamos com uma ambulância totalmente equipada, enviada pela Sesapi no começo deste ano. Além disso, o HRC também conta com um circuito interno de TV, com 16 câmeras que fazem o monitoramento e garantem a segurança do Hospital, 24 horas por dia", reiterou.
Nesta quinta (20) o governador Wilson Martins e o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, além de toda a equipe técnica, virão ao município de Corrente para a solenidade de inauguração da reforma do HRC. O ato, inclusive, abre oficialmente o calendário de comemorações pelo aniversário do Piauí.
Por Flávio Moura