Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Atividades no Mocambinho marcam Semana do Trânsito
No Piauí, em 2010, a principal causa de mortalidade foram os acidentes de trânsito
Apresentações musicais de escolas, dramatização de temas que envolvem o trânsito e apresentação de violeiros, essas foram só algumas das atividades apresentadas na Praça da Telemar, no Bairro Mocambinho, no último dia 21, durante ações da Secretaria de Estado da Saúde na Semana Nacional do Trânsito.
No Piauí, em 2010, a principal causa de mortalidade foram os acidentes de trânsito, seguido das agressões, afogamentos e suicídios. O motociclista representou 56% das vitimas e, destes, 76.6% eram do sexo masculino.
”A campanha é voltada principalmente para a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito, trabalhar as ações intra e intersetorialmente são importantes na promoção da saúde e prevenção, visando à redução dos acidentes de trânsito”, diz Edna Albuquerque, técnica da coordenação de epidemiologia da SESAPI.
Este o ano a Semana tem como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a velocidade, preserve a vida”.
Atualmente, cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito. O número de feridos é ainda é maior. O principal fator que influencia na taxa de mortalidade no transito é a velocidade.
A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. O encerramento da Semana será hoje, às 17h, na Ponte Estaiada.