Após a capacitação, os servidores recebem CD com orientações
Na manhã desta sexta-feira (28), profissionais da Saúde e da Educação de 64 municípios piauienses participaram de capacitação com o Programa Saúde na Escola (PSE). Durante os quatro dias de evento, cerca de 200 profissionais já passaram pela formação, que também ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de setembro.
Os encontros aconteceram Buffet no Centro de Teresina e ofereceram aos participantes palestras, seminários e oficinas ministradas por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e apoiadores do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e Cultura.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), Márcia Alcioneide, a oficina técnica leva orientações para o uso do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). "Com a ferramenta digital, as equipes do PSE terão mais agilidade para planejar e desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção nas 153 cidades que, hoje, são assistidas pelo programa", explica.
Após a capacitação, os servidores recebem CD com orientações para o uso do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle. Para Joara Mendes, coordenadora municipal do PSE das cidades de Parnaíba e Cajueiro da Praia, a parceria entre as Secretarias da Saúde e da Educação beneficia estudantes e comunidades em diversas regiões do Estado. "Acredito que levar saúde e prevenção ao ambiente escolar é fundamental para as escolas e também para os serviços públicos de saúde", diz.
Atualmente o PSE beneficia em todo o Brasil 2.495 municípios e 53 mil escolas. De acordo com Márcia Vieira, técnica do MEC, para 2013, o Governo Federal pretende universalizar as ações do Programa para todos os 5.565 municípios. "Esse programa veio para fortalecer as ações que envolvam os educandos e, principalmente, o alunado. Pretendemos extendê-lo para todos os municípios brasileiros e, a exemplo do Piauí, melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade que está em torno das escolas beneficiadas", destaca.
Por Adrianno Magno