Baixo estoque de sangue preocupa o HEMOPI O HEMOPI fica localizado à Rua 1º de maio

A queda no número de doações de sangue está preocupando o Hemocentro do Piauí (HEMOPI). Depois uma leve melhora em agosto, após o período das férias, o estoque voltou a cair, chegando a níveis críticos. A situação já chega a comprometer o atendimento a quem precisa de transfusão de sangue ou hemocomponentes.

De acordo com a Supervisora de Coleta externa, Hortencia Rocha, além de algumas coletas terem sido canceladas, está havendo dificuldades em agendar campanhas , por conta, segundo ela, do período eleitoral. “Atualmente os únicos tipos de sangue que estão atendendo ao estoque ideal são o A+ (positivo) e o B_ (negativo)”, afirma.

A Gerente Técnica do HEMOPI, a Hematologista Melissa Pallis Santana, adverte que, caso a situação permaneça existe o risco de suspensão de cirurgias eletivas por falta de bolsas para uma reserva cirúrgica. “É necessário, por tanto, que a população se conscientize da importância do ato de doar para atender a necessidade de sangue transfusional no Estado”, apela.

O HEMOPI atende para coleta de sangue, de segunda a sábado, das 7:15 às 18:00h, e ainda faz transporte de doadores de sangue em grupo, ou seja, se algum grupo organizado, a partir de 5 pessoas, deseja doar sangue, basta ligar para o setor de captação do HEMOPI e informar o local e o horário onde estarão aguardando o transporte, que irá pegá-los e depois levá-los de volta.

O HEMOPI fica localizado à Rua 1º de maio, 235/centro-sul. Mais informações: 3221-8319 /8320/3852 ou 0800 285 4989 (manhã).

Por Maria Teixeira