Missão do maior hospital de trauma da Alemanha chega ao Piauí Eles estão no estadio para afirmar e intensificar parcerias com o Governo do Piauí

Uma missão do Hospital de Traumas de Berlim (UKB), na Alemanha, formada por médicos e profissionais de outras áreas, desembarcou no início da tarde desta quinta-feira (04) em Teresina. Eles estão no estado para afirmar e intensificar parcerias com o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde.

Os setes profissionais do UKB, em sua maioria médicos, foram recebidos pelo secretário de Saúde, Ernani Maia, que na ocasião estava acompanhado do coordenador de ortopedia do HGV, médico Wilson Rodrigues; do presidente da Associação Brasileira de Ortopedia (SBOT)-Regional PI, Vinicius Pontes; do presidente da Associação Reabilitar, entidade gestora do CEIR, Benjamim Pessoa; do diretor da FACIME, José Adail, além do Superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino.

Segundo o secretário, a parceria com os alemães será na área cientifica. “Vamos firmar um intercâmbio científico-acadêmico via Facime, na área de traumatologia, ortopedia e reabilitação”, disse Ernani Maia.  

O diretor-chefe do UKB, doutor Axel Ekkernkamp, disse que mais detalhes da parceria com o Piauí serão anunciados no decorrer da visita ao estado, que só termina no sábado.

Após o desembarque em Teresina, a missão seguiu para a cidade de Picos onde visitam na tarde desta quinta-feira o Hospital Justino Luz. Na sexta-feira, já de volta a capital, está prevista, às 8h, uma audiência com o governador Wilson Martins e, logo em seguida, visitas ao CEIR, HPM, HU, HGV e HUT.

No sábado, a missão se encontra com representantes de entidades médicas. O UKB é o maior e mais moderno hospital de referência em trauma da Alemanha.


Representantes de entidades aguardando o desembarque da missão alemã