Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi discute implantação da sede regional da FioCruz no PI
O principal objetivo da FioCruz Piauí é trazer para a realidade local pesquisas em diversas áreas
A implantação de uma sede regional da FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz) no Estado do Piauí foi tema de um encontro entre o secretário de estado da Saúde, Ernani Maia e da vice-presidente de ensino do órgão, Nisia Trindade Lima. O principal objetivo da FioCruz Piauí é trazer para a realidade local pesquisas em diversas áreas que possam beneficiar a saúde da população.
De acordo com a vice-presidente, a previsão é que a FioCruz comece a funcionar de fato em 2014, na Avenida Presidente Kennedy, zona leste de Teresina.
“O terreno foi cedido pela Universidade Federal do Piauí e já em 2013 pretendemos iniciar as pesquisas. Nossa intenção é começar os trabalhos no estado com um mestrado em medicina tropical”, afirma Nisia Trindade.
Participaram da reunião o Superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino e o diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Kelsen Eulálio.
A Sesapi garantiu à vice-presidente que estará à disposição da FioCruz para o que for preciso. “O que depender da Secretaria de Saúde não tem como não colaborar”, disse Leopoldino.
O secretário de saúde afirmou que vai levar os projetos da FioCruz para o conhecimento do governador Wilson Martins. “Pode ter certeza que ele se sensibilizará e ajudará no que for preciso para que a FioCruz Piauí vire uma realidade”, disse Ernani Maia.
Durante toda esta quinta-feira, a FioCruz realizou em Teresina uma oficina para discutir a implantação da unidade regional do Piauí. No Nordeste, estados como a Bahia e Pernambuco já possuem sedes.