Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Alemães elogiam hospitais públicos do Piauí
No Centro Integrado de Reabilitação, os médicos do UKB se surpreenderam com a estrutura
A delegação do Hospital de Traumas de Berlim (UKB), na Alemanha, deu continuidade nesta sexta-feira (05), a série de visitas a unidades de saúde do estado. Na quinta-feira, logo após desembarcarem na capital, os profissionais se deslocaram para Picos, onde conheceram o Hospital Justino Luz. Hoje foi a vez do CEIR, HPM, HGV, HU e HUT.
No Centro Integrado de Reabilitação, os médicos do UKB se surpreenderam com a estrutura. Visitaram vários locais, dentre eles a área de hidroterapia e a oficina de próteses. “É um modelo interessante, aqui não somente se atinge um padrão nacional, mas internacional”, disse o diretor-chefe do UKB, doutor Axel Ekkernkamp.
Ele explicou ainda como o UKB reduz o tempo de reabilitação de seus pacientes. “A nossa reabilitação não começa quando ele [paciente] sai do hospital. Tão logo o paciente dá entrada no hospital e seja feito o diagnóstico, paralelamente ao tratamento da terapia intensiva já iniciamos a reabilitação. Isso tudo em um único hospital”, afirma o diretor.
Segundo o secretário de saúde Ernani Maia, a parceria com os alemães será na área cientifica, através de um intercâmbio acadêmico via Facime. “Através da presença de profissionais nossos indo ao UKB para se especializar na área de traumatologia e profissionais deles vindo aqui também. Talvez já fique um aqui para trabalhar essa demanda do estado em decorrência da incidência epidêmica de traumas”, explica o secretário.
Antes das visitas, a delegação foi recebida pelo governador Wilson Martins, que autorizou a parceria com o UKB. “Fico feliz em tratar de temas que são prioridade no nosso governo, como a saúde, a prevenção de acidentes. O Piauí precisa dessa parceria com o UKB. O que for preciso, vamos fazer” disse o governador.
Após a visita ao CEIR, a delegação seguiu para o Hospital da Polícia Militar. A diretoria fez uma explanação sobre o HPM para os alemães o que gerou, de imediato, um convite para a equipe conhecer o UKB. “Essa parceria será muito bem-vinda tanto para os piauienses como para o UKB”, disse o diretor do HPM, Cel Jales.
Ainda na tarde desta sexta os alemães visitam o HU, HUT e HGV. No sábado, a missão se encontra com representantes de entidades médicas antes do retorno a Berlim. O UKB é o maior e mais moderno hospital de referência em trauma da Alemanha.