Começou hoje (08), às 18 horas, no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Curso de Qualificação de Gestores do SUS. O objetivo é capacitar os membros do Colegiado gestor do HGV e Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP). São 120 profissionais que serão capacitados para implantar nos dois hospitais uma gestão participativa.

A gestão participativa, segundo a consultora do Ministério da Saúde, Annatália Gomes, é um instrumento valioso para a construção de mudanças nos modos de gerir e nas práticas de saúde, contribuindo para tornar o atendimento mais eficaz e efetivo e motivar para as equipes de trabalho.

O diretor do HGV, Carlos Iglézias, disse que o momento é único e tanto o HGV quanto o HILP terão o privilégio de serem as primeiras unidades de saúde no Estado a implantar uma gestão participativa com a inclusão de trabalhadores, gestores e usuários em um pacto de corresponsabilidade.

Annatália Gomes disse que o modelo de gestão que a Política de Humanização propõe é centrado no trabalho em equipe, na construção coletiva e em espaços que garantem que o poder seja de fato compartilhado, por meio de análises, decisões e avaliações construídas coletivamente.

Por Fátima Oliveira