Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi alerta para o surto de catapora em Teresina
De acordo com a diretora da Unidade de Vigilância em Saúde,todas as regiões da cidade estão apresentando caso de crianças infectadas
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) alerta a população de Teresina para o surto de catapora que ocorre na capital. O alerta serve principalmente, porque a doença ainda não tem vacina na rotina, distribuída pelo SUS.
De acordo com a diretora da Unidade de Vigilância em Saúde, Telma Evangelista, todas as regiões da cidade estão apresentando caso de crianças infectadas. “Principalmente nas creches e escolas. É importante alertar que essas devam ficar em casa para não contaminar as demais” afirma.
De acordo com a diretora, a Sesapi conseguiu junto ao Ministério da Saúde, 2 mil doses de vacinas para prevenir aquelas que ainda não estão manifestando qualquer sintoma. “Estamos priorizando as creches e os hospitais. A quantidade de dose é pouca, por isso pedimos aos pais que fiquem atentos aos seus filhos, e na apresentação de qualquer sintoma, procure uma unidade de saúde”, reforça Telma Evangelista.
A catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada por vírus. Os primeiros sintomas são febre, mal-estar, dor de cabeça e cansaço, além do surgimento de manchas avermelhadas que darão lugar a pequenas bolhas. A transmissão do vírus ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada. Por isso, é importante que a pessoa infectada fique no período de incubação que dura em média 15 dias.
Apesar do risco de contaminação e isolamento, a catapora é geralmente considerada benigna. Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida.