O governador Wilson Martins entregou na última quinta-feira (18), dentro da programação especial pelo Mês do Piauí, os novos centro cirúrgico e serviço de litotripsia extra-corpórea do Hospital Getúlio Vargas (HGV), que passa a contar com novas nove salas de cirurgia, totalizando 21 salas. Das novas salas, quatro estão interligadas (de duas em duas) para a realização imediata de transplante de órgãos. Além disso, foi inaugurada uma sala com 12 leitos de recuperação, pós-cirurgia, totalmente modernizados. O investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões, oriundos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Além de moderno centro cirúrgico, contando com aparelhos como o videolaparoscópio, o HGV passa a oferecer, pioneiramente, dentre os hospitais públicos do Piauí, o serviço de litotripsia extra-corpórea. Trata-se de um procedimento cirúrgico não invasivo, via laser, para o tratamento de cálculo renal.
“Fui estagiário no HGV. É encantador ver este novo centro cirúrgico tão bem equipado, assim como ver o setor de litotripsia, que era coisa somente para rico e agora passa a ser oferecido na rede pública de saúde do Piauí”, comentou o governador Wilson Martins.
Para o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, essa é mais uma ação de Estado, proposta num primeiro plano de governo idealizado pelo governador Wilson Martins. “O governador prometeu investimentos na área de saúde e está cumprindo. É um sonho de todo o Estado, que depende, 90% da sua população, exclusivamente, da rede pública de saúde”, disse.
O governador reiterou, informando que o Governo do Estado conta com uma programação financeira que tem permitido fazer investimentos na saúde, especialmente, nos hospitais regionais e de referência em todo o estado.
Para o diretor geral do HGV, Carlos Iglezias Brandão, as novas etapas da reforma da unidade de saúde que foram entregues à população permitirão a melhoria do atendimento prestado à manutenção do HGV como hospital pioneiro.
O secretário Ernani Maia enfatizou, ainda, que as novas salas cirúrgicas permitirão maior resolutividade para as cirurgias eletivas. “Hoje temos uma melhor resolutividade em nossos hospitais. Isso é reflexo da prioridade dada pelo Governo do Estado à saúde e ao esforço para profissionalizar sua gestão”, ressaltou.
Por Flávio Moura e Vanessa Mendonça