A Osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, com consequente enfraquecimento e fragilidade do osso e maior possibilidade de fraturas, mesmo após pequenas quedas e traumas. Só no Brasil cerca 9,5 milhões de pessoas sofrem com a doença. Como forma de mobilizar o país para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde está realizando atividades em todos os estados para comemorar o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, lembrado desde o último dia 20 de outubro. 

Para conscientizar a população sobre as formas de combater a doença, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem realizando inúmeras atividades através de parcerias da rede pública e privada em Teresina. 
 
De acordo com Gisela Brito, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, no primeiro dia de campanha foram realizados mais de 100 exames e nesta quarta-feira (24) a equipe da Sesapi disponibilizará a estrutura de exames na Instituição de Longa Permanência para Idosos Frederico Ozanan, zona Norte de Teresina, na parte da manhã. Já na parte da tarde, a partir das 16h, será a vez do Núcleo de Atividades para Terceira Idade (NUT/UESPI). “A nossa máquina tem a capacidade de realizar uma média de 100 exames por dia. Queremos manter essa meta até o final da campanha”, explica.
 
Desde o inicio da semana  a Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso realiza a Campanha de Triagem da Osteoporose, oferecendo exames gratuitos, utilizando o aparelho de ultrassonometria óssea, com operador capacitado para realizar exames de ultrassom de calcâneo, durante toda esta semana, contemplando Instituições de Longa Permanência para Idosos, Centros de Convivência para Idosos e servidores da Sesapi. 

 
Por Adrianno Magno