A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Superintendência de Assistência à Saúde (Supas), reúne, durante toda esta sexta-feira (26), os diretores dos Hospitais Regionais e Estaduais do Piauí. Ao todo, são 17 gestores reunidos, sob a coordenação do superintendente, Pedro Leopoldino, que também representa o secretário Ernani Maia – que cumpre agenda em São Paulo, nesta sexta – e do diretor da Unidade de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita.
O encontro acontece no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Durante a abertura, Pedro Leopoldino fez questão de ressaltar a importância de se trabalhar humanitariamente com a saúde, especialmente, a pública. “Estamos tratando sobre soluções e projetos mais permanentes e não somente aqueles pontuais. Não queremos que aconteça o ‘incêndio’, mas, prevenir, através de ações de médio e longo prazo, para que não tenhamos problemas maiores. Nós mexemos, afinal, com aquilo que há de mais sagrado: a vida humana”, enfatizou.
Na programação, os gestores dos Hospitais e os técnicos da Sesapi discutirão sobre o projeto de Acolhimento por classificação de risco na Atenção Hospitalar. Será feito, ainda, um monitoramento da Rede Hospitalar, pontuando o relatório de diagnóstico/encaminhamento e o fluxo assistencial.
Ainda na programação do encontro, a discussão sobre o Acolhimento com classificação de risco pela Rede Cegonha, a implantação de equipamentos para o suporte adequado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), soluções para a realização imediata de cirurgias eletivas, assistência farmacêutica, ortopedia e, por último, a fala de cada diretor, expondo suas experiências e solicitações.
“Esta atual gestão estadual está realmente preocupada em uma saúde para todos e não para poucos. O que vemos, hoje, são os princípios do SUS sendo bem aplicados. Lógico, ainda temos muito que crescer, aprender e fazer, porém, estamos no caminho certo: o do diálogo, da humanização, da troca de experiências”, disse Samara Sá, diretora do Hospital Regional de Corrente, uma das gestoras participantes da reunião técnica.
Por Flávio Moura