Desde o início da semana a Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza a Campanha de Triagem da Osteoporose, oferecendo exames gratuitos, utilizando o aparelho de ultrassonometria óssea, com operador capacitado para realizar exames de ultrassom de calcâneo.

Durante toda esta semana, a equipe da Sesapi realizou uma média de 100 exames por dia e atendeu Instituições de Longa Permanência para Idosos, Centros de Convivência para Idosos e servidores da Sesapi. As atividades encerram nesta sexta-feira (26), na sede da Sesapi, e oferecem aos servidores a cima de 50 anos teste rápido e exames gratuitos.
 
 
Para a servidora Francisca Araújo, a oportunidade a fez reavaliar a atenção da sua saúde. “Sempre me preocupei em fazer exercícios, mas, este exame me fez mudar a forma de pensar sobre a saúde do meu corpo. Agora quero ter uma alimentação saudável e quero fazer práticas de exercícios acompanhadas por um profissional”, disse.

A Osteoporose

Osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, com consequente enfraquecimento e fragilidade do osso e maior possibilidade de fraturas, mesmo após pequenas quedas e traumas. Só no Brasil cerca 9,5 milhões de pessoas sofrem com a doença. Como forma de mobilizar o país para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde está realizando atividades em todos os estados para comemorar o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, lembrado desde o último dia 20 de outubro. 
 

 
De acordo com Gisela Brito, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, até o final da campanha será montado um relatório de indicadores para melhorar as ações voltadas para a doença. “A campanha foi um sucesso, pois sensibilizou e chamou a atenção de centenas de pessoas para os cuidados sobre essa doença. Montaremos um relatório e acreditamos que chegaremos a mais de 400 exames até o final desta sexta”, finaliza.

 
Por Adrianno Magno