O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou no último sábado (03) o maior mutirão de cirurgias ortopédicas do ano, com 27 procedimentos realizados com sucesso. O mutirão aconteceu, simultaneamente, em quatro salas cirúrgicas, com a participação de sete ortopedistas e três anestesistas, além da equipe de apoio.

O diretor do HGV, Carlos Iglézias Brandão, está otimista. “O nosso objetivo é zerar as filas de espera pelas cirurgias eletivas (procedimentos de média e alta complexidade) e reduzir o número de pacientes ortopédicos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT)”, explicou.
 
O mutirão foi coordenado pelo cirurgião ortopédico Wilson Rodrigues e fizeram parte da equipe os ortopedistas: Glauson Nascimento, Francisco das Chagas, Ayrana Aires, Themístocles Filho, Rademarck Duarte e Raul Macêdo, além dos anestesistas Corina Cardoso, Silvio Alves e Sandra Coelho.
 
As cirurgias ortopédicas estão entre as mais procuradas no Sistema Único de Saúde. O número mais que dobrou entre 2010 e 2011, passando de 139.464 para 298.279. Em 2012, o número já chega a 151.166 procedimentos realizados.

 
Por Fátima Oliveira