Com o objetivo de ampliar, qualificar e padronizar o atendimento às urgências, bem como integrar as ações dos profissionais dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Piauí, a coordenação do Samu Estadual vai promover, entre os dias 08, 09 e 10 de novembro, o I Encontro de Assistência Pré-Hospitalar do Piauí, com o tema "Discutindo saúde para salvar vidas".
O público-alvo é o profissional da área de saúde, além de estudantes e de demais interessados na área. A abertura do evento acontecerá nesta quinta-feira (08), a partir das 20h, no Auditório da Justiça Federal, localizado na Avenida Miguel Rosa, nº 7315.
“As inscrições já estão encerradas. Felizmente, a procura superou nossas expectativas. O evento vem para direcionar as atividades de urgência a partir do próximo ano, daí a importância desse encontro. Tanto, que contaremos com a presença do governador do Estado, além de palestrantes renomados nacionalmente”, destaca Christianne Rocha, coordenadora Estadual do Samu.
Programação
O Encontro trabalhará os seguintes eixos temáticos: Intersetorialidade no atendimento pré-hospitalar; controle da dor do APH; transporte aeromédico; urgências cardiológicas; ressuscitação volêmica; RCP e cuidados pós-parada no APH; rede de urgências; atendimento inicial em queimaduras; atendimento a múltiplas vítimas; impacto do trauma no Piauí/Teresina; TCE e AVC.
Haverá, também, a realização de minicursos: Gestão em Assistência Pré-hospitalar; reanimação neonatal; regulação médica; imobilizações; ressuscitação cardiopulmonar e eletrocardiograma.
“O evento contará com profissionais renomados. Um deles é o Dr. Clóvis França, do Ministério da Saúde, que ministrará o minicurso de Atribuições e Desafios da Regulação Médica”, disse Christianne Rocha. Além disso, também ministrarão minicursos o enfermeiro paulista, Lissandro Luís, a enfermeira do Samu, Adélia Dalva, o médico do Samu, Francisco José, a médica Ana Tecla Correia Lima, a médica do Hospital Infantil Lucídio Portela, Izabel Marlúcia, dentre outros nomes.
Os cursos serão ministrados no auditório da Central de Regulação do Samu, localizada no bairro Dirceu Arcoverde.
Por Adrianno Magno