A Secretaria de Estado da Saúde está realizando, durante todo o mês de novembro, uma Oficina Estadual de Vigilância de Óbitos, uma recomendação do Ministério da Saúde com o objetivo de melhor avaliar os óbitos ocorridos dentro dos hospitais públicos do país.

No Piauí, a oficina acontece na sede do Conselho Estadual de Saúde, localizado na Facime, nos turnos da manhã e tarde De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente, Rosa Laura, é a partir da vigilância dos óbitos que as providencias são tomadas. “Ao identificarmos os fatores dos óbitos, há mais embasamento para propor medidas de prevenção,” explica.

A coordenadora acrescenta ainda que no âmbito da mortalidade infantil, o Estado segue a estatística do país. “Todas as mortalidade são prioritárias, porém, o componente neonatal – crianças com até um mês de vida- ainda não teve queda significativa, por isso há um esforço maior nesse sentido, para zerar o número de mortalidade infantil no Piauí,” reitera Rosa Laura.

A oficina segue até o dia 13 de novembro na Facime. Depois acontecerá nas regionais de saúde distribuídas conforme os territórios de desenvolvimento. Todos os municípios do Estado foram convocados a participar.

Por Flalrreta Alves