Oficialmente, o dia 14 de novembro é conhecido como o Dia Mundial do Diabetes. Através de dados fornecidos pela Federação Internacional de Diabetes, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento, como o Brasil.
A cada ano, o Dia Mundial do Diabetes é centrado em um tema específico. Em 2012, sob o tema “Educação e Prevenção em Diabetes”, o foco é a crescente necessidade de educação sobre diabetes e o aumento de programas de prevenção.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso e da Supervisão do Programa Hiperdia, está realizando diversas atividades, durante o mês de novembro, para marcar a data.
“Por meio dessas atividades, a Coordenação tem como meta chamar a atenção de todos para a importância dos cuidados como: o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença, e o único tipo de diabetes que pode ser evitado”, destaca Gisela Brito, coordenadora responsável.
As atividades iniciaram nos dias 05 e 06 de novembro, com uma Oficina, em que foram capacitados 250 profissionais de saúde do estado para um olhar diferenciado a esses pacientes.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. Aparecem, ainda, 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2, juntos, atingem 10 milhões de pessoas.
No Piauí, também de acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 5,0% da população adulta, 18 anos e mais, têm diabetes, totalizando cerca de 105 mil pessoas.
Dia D na Praça
Dia 14 de novembro, no horário de 08h as 12h30, os profissionais da Sesapi estarão dando continuidade à programação anunciada anteriormente, na Praça João Luís Ferreira, Centro de Teresina, onde serão oferecidos os seguintes serviços:
• Atividades corporais – Grupo Antonio Carneiro
• Exame dos pés e das unhas – Arte dos Pés
• Avaliação Antropométrica e orientação para atividade física – UESPI/Educação Física
• Avaliação e orientação alimentar – UNINOVAFAPI – Nutrição
• Mensuração da glicemia capilar e da pressão arterial – Escola São Camilo
• ADIP – Associação dos Diabéticos do Piauí
• SBC/PI – Sociedade Brasileira de Cardiologia/PI
• Escore de risco – Residência Multiprofissional Saúde da Família e Comunidade