Segundo estimativa divulgada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, no mundo, uma criança fica cega a cada minuto. A instituição calcula que, no Brasil, existam, aproximadamente, 25 mil crianças cegas. De acordo com especialistas, cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados.
Ainda pouco conhecido pelos pais, o Teste do Olhinho pode detectar muitas doenças visuais ainda em fase inicial. O exame está sendo realizado em todos os bebês que nascerem a partir desta semana nas dependências da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), contemplando, assim, uma média de 40 crianças por dia.
Segundo a pediatra Marisa Fortes, a realização da triagem é de fundamental importância para a saúde da criança. Para Marisa é importante que o Governo Estadual e todas as pessoas popularizem o Teste do Olhinho. “Queremos alertar aos pais para a importância do diagnóstico precoce. Estamos investindo cada vez mais na popularização deste exame, possibilitando o diagnóstico de alguma possível patologia no futuro da criança”, afirma.
O exame
O Teste do Olhinho (ou o Teste do Reflexo Vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente, antes da alta da maternidade. Ele pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como a cegueira irreversível.
O Teste é feito em uma sala escurecida, onde o médico ilumina o olho do recém-nascido com um feixe de luz. Caso não haja qualquer obstrução ou problema, o olho da criança reflete um brilho vermelho, parecido com o que aparece em fotografias.
Além do Teste do Olhinho, também são realizados os testes da Orelhinha e do Pezinho.
Por Adrianno Magno