Com o objetivo de combater a desnutrição infantil, o Ministério da Saúde reforçará as ações do Piauí no que diz respeito a liberação de recursos. No total, são 21 localidades do Estado selecionadas (Alvorada do Gurgueia, Bocaína, Canavieira, Currais, Curralinhos, Elizeu Martins, Gilbués, Joaquim Pires, Joca Marques, Madeiro, Miguel Alves, Nazaré do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Parnaguá, Pau Darco, POrto, Porto Alegre do Piauí, Redenção do Gurgueia, Regeneração, Riacho Frio, Sebastião Leal serão contempladas com investimento.

Para aderir ao programa de combate à desnutrição, o município deve fazer o cadastro direto com o Ministério da Saúde até o próximo dia 19 de novembro. O repasse será distribuído conforme a população de cada município, sendo o teto no valor de 100mil reais, para aqueles com população acima de 60mil habitantes.

Os recursos devem ser destinados a melhoria do combate a nutrição como o condicionamento do bolsa família e a garantia de vitaminas nutricionais. “Além de assegurar a alimentação infantil e incentivar o aleitamento materno” explica a supervisora de Alimentação e Nutrição, Cassandra Muniz.

De acordo com a supervisora, o Piauí registra 6.4% das crianças na linha da subnutrição. “Um dado relativamente baixo se comparado a outros estados da federação, porém um índice que precisa ser constantemente combatido” comenta Cassandra.

Cada município contemplado ficará comprometido em seguir as determinações do Ministério da Saúde e cumprir as metas. Com adesão feita conforme solicitação do município junto ao Ministério cabe a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) monitorar e fiscalizar a implantação do programa.  

Por Flalrreta Alves