O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está reformando e readaptando o Centro Social Urbano (CSU) do bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina, para se tornar o primeiro Centro Estadual de Referência Álcool e Drogas, para recuperação, exclusiva, de mulheres, usuárias AD. A gerência de Atenção à Saúde Mental da Sesapi está com a responsabilidade de monitoramento das obras, que estão em pleno andamento e com conclusão prevista em até 90 dias.

Na manhã desta segunda-feira (10), a gerente de Atenção à Saúde Mental, Leda Trindade, e a equipe de Engenharia da Sesapi, coordenada por Marcos Gonçalves, estiveram presentes no local das obras, avaliando o andamento e solicitando algumas alterações importantes para os serviços que serão oferecidos à população. Desde a estrutura física até os atendimentos que serão realizados são preconizados segundo orientação do Ministério da Saúde.
 

 
“Esta é uma obra estadual, construída e mantida com recursos do tesouro do Estado. Aqui serão acolhidas 60 mulheres, que permanecerão como moradoras até no máximo nove meses, tempo que acreditamos que haverá a esperada recuperação dessas usuárias. Essas mulheres serão referenciadas pelos CAPS AD e pelo Hospital do Mocambinho. Elas poderão passar por um primeiro atendimento nessas unidades e depois serem direcionadas ao Centro de Referência, para recuperação com atividades diversas”, explicou Leda.
 
Mulheres usuárias de álcool e drogas, com idade a partir de 18 anos, poderão ter acesso ao Centro, que terá uma equipe multiprofissional atuando interinamente, com as mais diversas atividades, em saúde, em educação e em atividades socioculturais e esportivas. “É um amplo espaço, com quadras, campo, teatro, com áreas verdes, dormitórios, refeitório, banheiros, com aparência de uma verdadeira casa, confortável, que não caracteriza clausura”, reiterou.
 

 
Os recursos para a reforma do CSU e readequação para a abertura do Centro de Referência Feminino estão orçados em cerca de R$ 500 mil. O governador Wilson Martins já autorizou a execução da obra, como mais uma importante ação de combate e recuperação de usuários de álcool e drogas. 

 
Por Flávio Moura