Grupo condutor discute melhoria na Saúde Mental Vinícius Oliveira, coordenador da IV Regional de Saúde

Como forma de melhorar a oferta do serviço para a população que necessita do atendimento de Saúde Mental em todo o estado, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 17 de dezembro, a reunião do Grupo Condutor da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. O encontro foi sediado na IV Coordenação Regional de Saúde e reuniu técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e representantes de todas as regionais do Piauí.

Na ocasião foram apresentados diretrizes, componentes e fases executadas, como também a inclusão da agenda RAPS na 1ª reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR). Na oportunidade ficou acordado até a primeira quinzena de janeiro os nomes dos  mobilizadores das Regionais de Saúde na implantação da Rede de Atenção Psicossocial.

Para Vinícius Oliveira, coordenador da IV Regional de Saúde, é preciso estabelecer uma rede ampliada e qualificada. “Essa reunião do grupo condutor é um marco importante para a Atenção Psicossocial porque estabelece uma articulação entre os serviços de saúde mental e os outros serviços de saúde. Então, o grupo tem o papel de implantar essa rede, monitorar e acompanhar todo o processo, realizando os ajustes necessários para qualificar cada vez mais o serviço ofertado à população”, apontou.

A gerente de Saúde Mental da SESAPI, Deusa Fernandes, ressaltou que a implantação da Rede de Atenção Psicossocial passa pela sensibilização dos gestores municipais, que precisam tratar a questão do transtorno mental como prioridade. “Nosso objetivo é levar as atribuições dessa Rede para cada Regional do Estado com a intenção de unirmos forças e poder disseminar as informações desse importante projeto do Governo Federal, que somará com nossas atividades voltadas à saúde mental”, analisa.

Ainda segundo Deusa, o encontro representa um esforço do Estado em responder às recomendações do Ministério da Saúde, que vem garantir o fortalecimento do trabalho. “O Estado já passou por vários avanços, mas o serviço demanda sempre uma reformulação. O objetivo maior é melhorar a qualidade do atendimento à população, ou seja, facilitar para os usuários os caminhos dentro dessa estrutura que é a Rede de Atenção”, finaliza.

Por Michele Furtado